Pular para o conteúdo principal

Chapada: ‘Réu fantasma’ trava processo contra o prefeito do município de Itaberaba

Os absurdos que vêm acontecendo nos processos envolvendo o prefeito do município de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), fazem o cidadão sentir vergonha de ser honesto. Por exemplo, na ação nº 0014706-22.2013.8.05.0000, que tramita na Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a relatora desembargadora Inez Maria Brito Santos Miranda não consegue dá prosseguimento ao processo por não conseguir citar uma das partes, o réu José Conceição da Silva (que não é o Zezinho). A última tentativa da relatora para localizar o réu aconteceu por meio de oficio encaminhado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador Lourival de Almeida Trindade.
“Na qualidade de relatora da Ação Penal nº 0014706-22.2013.8.05.0000 da Comarca de Itaberaba solicito a Vossa Excelência para que noticie as informações constantes na sua base de dados relativos ao endereço atualizado de José Conceição da Silva, CPF nº 045.896.735-17 e RG nº 15.786.721-80/SSP/BA”, aponta texto enviado ao TRE-BA. E parece que o réu José Conceição da Silva é mesmo um “fantasma”, veja o que diz a resposta do TRE: “Certifico para os fins necessários que após consulta ao Sistema de Informações Eleitorais [SIEL], não costa o cadastramento de José Conceição da Silva, apesar de seguir todas as orientações contidas no manual”.
foto

Nesse processo, o Ministério Público da Bahia, por meio do promotor de Justiça, Thomas Luz Raimundo Brito, ingressou com uma Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o prefeito João Filho, a vice-prefeita Maria José Novais (PRP), além dos senhores Juracy dos Santos Queiroz e José Conceição da Silva, sob o argumento de que os réus teriam cometido fraudes em licitações e desvio de dinheiro público.
Nesta demanda judicial, o órgão ministerial apurou que, nos seis primeiros meses do ano de 2009, foram desviados dos recursos do setor de saúde exatos R$ 1.166.040,00 (um milhão, cento e sessenta e seis mil e quarenta reais), por meio de fraudes em processos licitatórios. Segundo a denúncia, o valor decorreu de dispensas indevidas de licitação realizadas pela atual vice-prefeita Maria José, quando ocupava o cargo de secretária municipal de Saúde.
“Em resumo, o demandado João Filho abonou autorização da despesa, da instrumentalidade da demandada Maria José, então secretária de Saúde local e gestora do respectivo fundo municipal, com quem subscreveu os cheques empregados para saldar as avenças, tendo, ainda, a mencionada agente pública, de maneira consciente, assinado contratos, atos supressórios de procedimentos de licitação e autorizado o empenho de despesas. As condutas dos réus caracterizam ato de improbidade administrativa”, escreveu o promotor de Justiça.
Jornal da Chapada

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado lembra caso New Hit e cobra punição

No ano passado foram registrados 2.549 casos de estupro na Bahia. Em apenas quatro anos, no período de 2012 a 2015, quase 12 mil (exatamente 11.929) pessoas foram vítimas de violência sexual em todo o Estado da Bahia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. “Faço um apelo à Justiça baiana que acelere as providências que devem ser tomadas nesses casos. Vamos dar exemplo para o Brasil, principalmente quando vemos, mais uma vez, toda a sociedade, homens e mulheres de bem exigindo Justiça para as vítimas desse hediondo crime que é o estupro”, clamou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta segunda-feira (30). Nesses últimos quatro anos, dois casos se destacaram nas estatísticas baianas, por serem considerados mais escandalosos: em 2012, integrantes da Banda New Hit foram acusados de estupro coletivo contra duas adolescentes, de 15 e 16 anos, na cidade de Ruy Barbosa . Em maio do ano passado, a juíza Márcia Si...

Adolescente natural de Ruy Barbosa desaparece em Baixa Grande

Na manha do último sábado, 22 de outubro de 2016, o adolescente Gilvan Santos Laranjeira de 12 anos foi juntamente com o seu pai para fazer feira na sede de Baixa Grande, já na cidade ele deixou seu pai que é deficiente visual no carro e saiu para comprar milho e até no momento ninguém tem informações do seu paradeiro, Gilvan é natural de Ruy Barbosa mais está morando no povoado do Tabuleiro, município de Baixa Grande. Mais informação ligue para 74 999456085. Informações do site Bacia do Jacuípe.

CIPE Chapada apreende grande quantidade de drogas em bar na Rua da Palha, em Ruy Barbosa

Na noite do dia 12Jul24, durante patrulhamento especializado, pela Rua da Palha, na cidade de Ruy Barbosa. Ao passar em frente a um bar, indivíduos correram para o interior do mesmo. Ato continuo foi realizado uma abordagem nos frequentadores. E, durante a busca pessoal foi encontrado uma quantidade de entorpecentes no bolso do proprietário do estabelecimento, e que foi feito uma busca no interior do estabelecimento e encontrado farta quantidade, embalada de uma substância branca assemelhando à cocaína. O envolvido e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Itaberaba para as devidas providências legais. MATERIAL APREENDIDO: ▪️92 (noventa e duas) trouxinhas de uma substância branca análoga a cocaína; ▪️ 92 (noventa e dois) pinos cheios de um pó branco análogo a cocaína; ▪️R$ 2.565,00 em espécie; ▪️01 (um) aparelho de celular marca Samsung; ▪️01 (um) relógio na cor prata, marca invicta. LOCAL DE APRESENTAÇÃO: Delegacia Territorial de ITABERABA - Ocorrência ...