Pular para o conteúdo principal

Vereador de Mutuípe é acusado de estupro de jovem de 13 anos

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na última terça-feira (25), por unanimidade, que praticar sexo com menores de 14 anos, mesmo com consentimento, é crime. Com este entendimento, o STJ condenou um padrasto que manteve relações sexuais com sua enteada de 13 anos. A decisão abre precedentes para que seja adota em casos semelhantes pelo país.  

O julgamento é uma resposta a várias apelações semelhantes em todo o Brasil, em processos de estupro de vulnerável, contrariando decisões embasadas na ideia de consentimento das vítimas. O recurso contra decisões de 1ª e 2ª instâncias foi apresentado pelo ministro Rogério Schietti, da turma da 3ª Seção do STJ, após receber pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI) contestando a absolvição do acusado pelo crime de estupro. Ele alegou manter um relacionamento amoroso com uma menina desde que ela tinha oito anos, hoje com 18. Na época da denúncia, ele tinha 25 anos e ela, 13. No caso, vítima e familiares dela confirmaram a existência de relacionamento entre eles. O TJ-PI absolveu o acusado, sustentando que a adolescente tinha discernimento e “nunca manteve relação sexual com o acusado sem a sua vontade”. 

Para Schietti, nestes casos, “o julgamento recai inicialmente sobre a vítima da ação delitiva, para, somente a partir daí, julgar-se o réu”. O ministro relator considerou que qualquer ato sexual nessas condições é crime, mesmo com experiência sexual anterior da menor ou com comprovação de relacionamento amoroso com o acusado. O número de recursos sobre casos de estupro de vulnerável no STJ cresceu cerca de 2.700% em cinco anos: de seis, em 2010, para 166, em 2014. A maior parte deles foi impetrada pelo Ministério Público, contrapondo decisões judiciais que consideraram as relações como consensuais. Todos os casos desse tipo estavam suspensos aguardando a definição do STJ. Na Bahia, o caso de um vereador de Mutuípe, na região do Vale do Jiquiriçá, ganhou repercussão após ele ser acusado de estuprar uma garota de 14 anos, com quem teve um filho. Valdomiro Galdino (PT) conheceu a menina quando ela tinha 13 anos. Com a decisão do STJ, abre-se jurisprudência para que o edil seja condenado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável. 

Relação sexual com menores de 14 anos é crime, mesmo consentida, decide STJ

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado lembra caso New Hit e cobra punição

No ano passado foram registrados 2.549 casos de estupro na Bahia. Em apenas quatro anos, no período de 2012 a 2015, quase 12 mil (exatamente 11.929) pessoas foram vítimas de violência sexual em todo o Estado da Bahia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. “Faço um apelo à Justiça baiana que acelere as providências que devem ser tomadas nesses casos. Vamos dar exemplo para o Brasil, principalmente quando vemos, mais uma vez, toda a sociedade, homens e mulheres de bem exigindo Justiça para as vítimas desse hediondo crime que é o estupro”, clamou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta segunda-feira (30). Nesses últimos quatro anos, dois casos se destacaram nas estatísticas baianas, por serem considerados mais escandalosos: em 2012, integrantes da Banda New Hit foram acusados de estupro coletivo contra duas adolescentes, de 15 e 16 anos, na cidade de Ruy Barbosa . Em maio do ano passado, a juíza Márcia Si...

Adolescente natural de Ruy Barbosa desaparece em Baixa Grande

Na manha do último sábado, 22 de outubro de 2016, o adolescente Gilvan Santos Laranjeira de 12 anos foi juntamente com o seu pai para fazer feira na sede de Baixa Grande, já na cidade ele deixou seu pai que é deficiente visual no carro e saiu para comprar milho e até no momento ninguém tem informações do seu paradeiro, Gilvan é natural de Ruy Barbosa mais está morando no povoado do Tabuleiro, município de Baixa Grande. Mais informação ligue para 74 999456085. Informações do site Bacia do Jacuípe.

CIPE Chapada apreende grande quantidade de drogas em bar na Rua da Palha, em Ruy Barbosa

Na noite do dia 12Jul24, durante patrulhamento especializado, pela Rua da Palha, na cidade de Ruy Barbosa. Ao passar em frente a um bar, indivíduos correram para o interior do mesmo. Ato continuo foi realizado uma abordagem nos frequentadores. E, durante a busca pessoal foi encontrado uma quantidade de entorpecentes no bolso do proprietário do estabelecimento, e que foi feito uma busca no interior do estabelecimento e encontrado farta quantidade, embalada de uma substância branca assemelhando à cocaína. O envolvido e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Itaberaba para as devidas providências legais. MATERIAL APREENDIDO: ▪️92 (noventa e duas) trouxinhas de uma substância branca análoga a cocaína; ▪️ 92 (noventa e dois) pinos cheios de um pó branco análogo a cocaína; ▪️R$ 2.565,00 em espécie; ▪️01 (um) aparelho de celular marca Samsung; ▪️01 (um) relógio na cor prata, marca invicta. LOCAL DE APRESENTAÇÃO: Delegacia Territorial de ITABERABA - Ocorrência ...