Um raro tipo de galinha apelidada de “Lamborghini das aves domésticas” está se tornando um dos itens mais desejados da indústria de luxo mundial. A Ayam Cemani (que em indonês significa "galinha totalmente preta") possui coloração completamente preta, incluindo penas, bicos, pernas, pele e até a carne.
O preço cobrado pela ave não é nada barato: a Greenfire Farm, uma das empresas que comercializam aves mais respeitadas do mundo segundo o jornal britânico Daily Mail, consegue lucrar 200 dólares (quase 800 reais) por animal. No mercado negro esse valor pode passar de mil dólares por cabeça.
Mas o que causa essa escuridão na ave?
A coloração negra da Ayam Cemani é devida a uma condição genética conhecida como fibromelanosis, que é causada por uma mutação que afeta o modo como as células produtoras de pigmentos trabalham.
O geneticista sueco Leif Andersson descobriu que o responsável pela mudança de cor é um gene chamado endothelian-3 (EDN3). É ele que participa da regulação de células de melanócito que produzem pigmentos. Em aves Ayam Cemani, elas são dez vezes mais abundantes em relação a outras raças.