Brittney Griner ficará presa pelo menos até o dia 19 de maio, segundo agência russa. Ela foi presa pela posse de óleo de haxixe, um derivado de maconha, em aeroporto perto de Moscou.
Segundo informações da TASS, essa decisão da justiça russa atende a um pedido feito pelos investigadores do caso, e não garante que ela será solta após esse prazo.
Entenda o caso
A alfândega russa disse que prendeu em fevereiro uma jogadora americana quando ela chegou ao aeroporto de Moscou em um voo vindo de Nova York. Inicialmente não foi identificado que era Brittney Griner.
O motivo da prisão é que foram encontrados na bagagem dela cartuchos para vaporizadores que continham óleo de haxixe, um derivado de maconha.
O caso ainda está sob investigação e, se ela for condenada, pode ter que cumprir uma sentença de 5 a 10 anos.
Uma das jogadoras mais reconhecidas dos EUA
Ela conquistou duas medalhas de ouro em Olimpíadas, um campeonato da WNBA com o Phoenix Mercury e um campeonato universitário. Além disso, foi eleita para o All-Star, a elite do basquete dos EUA, sete vezes.
Há sete anos que ela joga na Rússia durante uma parte do ano. Ela recebe US$ 1 milhão (R$ 5 milhões) por temporada — quatro vezes o que ela ganha pela WNBA. O último jogo dela na Rússia foi no dia 29 de janeiro.
O time Phoenix Mercury declarou que estão cientes da prisão e monitoram de perto a situação de Brittney Griner.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que tem uma equipe diplomática acompanhando o caso e que busca a liberação da jogadora americana.
Fonte: G1