Utinga receberá verbas para melhoria do atendimento da saúde bucal

Utinga e outras cidades da Bahia serão beneficiada com a melhoria do atendimento especializado em saúde bucal. O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 2,65 milhões anuais para 65 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de 59 cidades do estado. Em todo o Brasil, 673 municípios foram contemplados com mais de R$ 48 milhões por ano para que os estabelecimentos ampliem a qualidade dos serviços oferecidos à população.
O incentivo faz parte das iniciativas de modernização da gestão da saúde que vêm sendo promovidas pelo Governo Federal, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade. A avaliação é composta por três módulos. No primeiro, é verificado se a infraestrutura a manutenção e o uso dos equipamentos, instrumentais e insumos, estão sendo feitos de forma adequada. No segundo, são entrevistados o gerente do CEO e um cirurgião dentista para a obtenção de informações sobre o processo de trabalho, organização do serviço e cuidado aos usuários. No terceiro módulo, é feita uma pesquisa de satisfação com pacientes do Centro, que inclui perguntas quanto ao acesso e qualidade do atendimento.
seg-1024A lista das cidades que vão receber os recursos adicionais, que se somam ao valor de custeio já pago a esses estabelecimentos, foi publicada na portaria 677/2015, que homologa a certificação dos CEO no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO). Para o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, esse processo de certificação é um grande avanço para um país que só foi ter política pública de saúde bucal após a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004.
“Antes, quem precisasse de atendimento especializado tinha que procurar a iniciativa privada. Agora, além de termos saído de zero para 1.037 CEO em onze anos, estamos avaliando a qualidade dos serviços oferecidos à população, premiando com mais recursos os estabelecimentos que se destacam”, afirma Pucca.
MONITORAMENTO – Os 981 Centros de Especialidades Odontológicas que estavam em funcionamento em todo o país entre fevereiro e março de 2013 tiveram oportunidade de aderir ao PMAQ CEO de forma voluntária. Desses, 859 CEO aderiram ao programa, comprometendo-se a cumprir os critérios de qualidade pactuados, e passaram a receber um adicional de 20% no custeio mensal. Após a etapa de avaliação externa, os CEO certificados podem perder os 20% a mais de incentivo do PMAQ-CEO, manter os 20%, ou ampliar para 60% ou 100% adicionais, de acordo com o desempenho e cumprimento dos requisitos pactuados.
Municípios beneficiados:
UF
MUNICÍPIO
BA
ALAGOINHAS
BA
ALCOBAÇA
BA
AMARGOSA
BA
BOA VISTA DO TUPIM
BA
BOM JESUS DA LAPA
BA
BRUMADO
BA
CACHOEIRA
BA
CACULÉ
BA
CAMAÇARI
BA
CANDEIAS
BA
CÂNDIDO SALES
BA
CAPIM GROSSO
BA
CATU
BA
CORRENTINA
BA
DIAS D’ÁVILA
BA
EUNÁPOLIS
BA
FEIRA DE SANTANA
BA
GUANAMBI
BA
IAÇU
BA
IBOTIRAMA
BA
IPIAÚ
BA
IPIRÁ
BA
IRAQUARA
BA
IRECÊ
BA
ITABELA
BA
ITABERABA
BA
ITABUNA
BA
ITAETÉ
BA
ITANHÉM
BA
ITAPETINGA
BA
JACOBINA
BA
JAGUAQUARA
BA
JUAZEIRO
BA
LAURO DE FREITAS
BA
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
BA
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
BA
MADRE DE DEUS
BA
MAIRI
BA
MATA DE SÃO JOÃO
BA
MORRO DO CHAPÉU
BA
PAULO AFONSO
BA
PINTADAS
BA
POJUCA
BA
PORTO SEGURO
BA
PRADO
BA
SALVADOR
BA
SANTA RITA DE CÁSSIA
BA
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
BA
SANTO ESTÊVÃO
BA
SÃO FÉLIX
BA
SÃO FÉLIX DO CORIBE
BA
SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
BA
SENHOR DO BONFIM
BA
TEIXEIRA DE FREITAS
BA
UNA
BA
UTINGA
BA
VERA CRUZ
BA
VITÓRIA DA CONQUISTA
BA
WENCESLAU GUIMARÃES

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Ruy Barbosa morre em confronto com a polícia em Baixa Grande

Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo. Confira a lista:

PayPal vai demitir 7% de sua força de trabalho