Ruy Barbosa é certificada como Município Aprovado pelo Selo UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF, certificou nesta terça-feira dia 22, o município de Ruy Barbosa- BA, Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 a 2016. Todos os envolvidos estão muito felizes. O municípios enche de vida e de entusiasmo para comemorar o  resultado do Selo UNICEF , uma conquista ímpar e que demonstra a articulação  e a união de forças em prol dos nossos meninos e meninas. Prefeitura, sociedade civil, escolas, famílias, unidades de saúde, as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Finanças, Administração, Esporte, Infraestrutura, Departamento de Cultura , Câmara de Vereadores e o CMDCA  além de  diversos setores que  se envolveram nesse processo com a participação de todos e principalmente em especial das crianças e adolescentes do CMDCA e do NUCA, o nosso município se empenhou em atingir as metas do SELO UNICEF e principalmente os resultados de grande impacto positivo do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Ressaltamos  que o  Prefeito Bonifácio  reconhece a importância do Selo UNICEF para o Município como instrumento de incentivo, mobilização e avaliação do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas de ação que promovem o futuro melhor das nossas crianças e jovens, que vem sendo desenvolvidos pelas forças publicas e privadas do Município e

Obrigada a toda Comissão Pró-Selo  constituída por profissionais designados pelas Secretarias Municipais e pelo CMDCA com trabalhos voltados à Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Ruy Barbosa. A comissão participou de várias formações continuadas oferecidas pelo UNICEF com a finalidade de planejar e articular as ações a serem desenvolvidas no nosso município, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa  e todas as capacitações voltadas pelo CMDCA durante a construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

As Ações complementares de fortalecimento da gestão local, promoção da participação social e capacitação de diversos segmentos no âmbito municipal foram realizadas. Essas ações têm resultados concretos nas condições de vida de crianças e adolescentes.


Foco na garantia de direitos: A metodologia renovou e reforçou o enfoque na diminuição das desigualdades sociais. Portanto, o que se buscou igual oportunidades de atenção, acesso e permanência a equipamentos e serviços públicos, bem como aos cuidados e proteção previstos na legislação brasileira.


Ao longo do trabalho construído foram fornecidas ferramentas para que o município identificasse onde estão e quem são suas crianças e adolescentes mais vulneráveis e quais os principais entraves a serem superados. A metodologia contribui na construção de um caminho para as transformações sociais que favoreçam a qualidade de vida e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de Ruy Barbosa-BA.


O apoio às capacidades locais aconteceu de forma participativa e descentralizada, com a participação do Prefeito Bonifácio, secretários municipais, diretores, professores, enfermeiras (os), conselheiros do CMDCA, coordenadores do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Vereadores, monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Orientadores, Educadores, APAE, Adolescentes do NUCA ,Departamento de Cultura e Comunicação ,todos os funcionários em geral que contribuíram direta ou indiretamente ,sociedade civil e instituições parceiras do nosso município. Para isso será fundamental o compromisso do município e toda rede para continuar a luta e a redução dos fatores limitantes que infelizmente desfavorecem a igualdade de direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município. Uma luta que não pode parar, ainda há muito que se fazer em prol de toda a criança e o adolescente, o trabalho só iniciou. Assim, é preciso potencializar o esforço de construir práticas inovadoras para continuar com resultados positivos no controle social.


Parabéns a todos do município!


A conquista é nossa!!


Sheila Lima de Oliveira / Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



selo-unicef

Postagens mais visitadas deste blog

Google oferece cursos gratuitos com Certificados Profissionais; SAIBA MAIS

Meteoritos atingem casa em Goiás e assustam morador “explosão muito grande”