Pular para o conteúdo principal

Ruy Barbosa é certificada como Município Aprovado pelo Selo UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF, certificou nesta terça-feira dia 22, o município de Ruy Barbosa- BA, Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 a 2016. Todos os envolvidos estão muito felizes. O municípios enche de vida e de entusiasmo para comemorar o  resultado do Selo UNICEF , uma conquista ímpar e que demonstra a articulação  e a união de forças em prol dos nossos meninos e meninas. Prefeitura, sociedade civil, escolas, famílias, unidades de saúde, as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Finanças, Administração, Esporte, Infraestrutura, Departamento de Cultura , Câmara de Vereadores e o CMDCA  além de  diversos setores que  se envolveram nesse processo com a participação de todos e principalmente em especial das crianças e adolescentes do CMDCA e do NUCA, o nosso município se empenhou em atingir as metas do SELO UNICEF e principalmente os resultados de grande impacto positivo do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Ressaltamos  que o  Prefeito Bonifácio  reconhece a importância do Selo UNICEF para o Município como instrumento de incentivo, mobilização e avaliação do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas de ação que promovem o futuro melhor das nossas crianças e jovens, que vem sendo desenvolvidos pelas forças publicas e privadas do Município e

Obrigada a toda Comissão Pró-Selo  constituída por profissionais designados pelas Secretarias Municipais e pelo CMDCA com trabalhos voltados à Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Ruy Barbosa. A comissão participou de várias formações continuadas oferecidas pelo UNICEF com a finalidade de planejar e articular as ações a serem desenvolvidas no nosso município, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa  e todas as capacitações voltadas pelo CMDCA durante a construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

As Ações complementares de fortalecimento da gestão local, promoção da participação social e capacitação de diversos segmentos no âmbito municipal foram realizadas. Essas ações têm resultados concretos nas condições de vida de crianças e adolescentes.


Foco na garantia de direitos: A metodologia renovou e reforçou o enfoque na diminuição das desigualdades sociais. Portanto, o que se buscou igual oportunidades de atenção, acesso e permanência a equipamentos e serviços públicos, bem como aos cuidados e proteção previstos na legislação brasileira.


Ao longo do trabalho construído foram fornecidas ferramentas para que o município identificasse onde estão e quem são suas crianças e adolescentes mais vulneráveis e quais os principais entraves a serem superados. A metodologia contribui na construção de um caminho para as transformações sociais que favoreçam a qualidade de vida e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de Ruy Barbosa-BA.


O apoio às capacidades locais aconteceu de forma participativa e descentralizada, com a participação do Prefeito Bonifácio, secretários municipais, diretores, professores, enfermeiras (os), conselheiros do CMDCA, coordenadores do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Vereadores, monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Orientadores, Educadores, APAE, Adolescentes do NUCA ,Departamento de Cultura e Comunicação ,todos os funcionários em geral que contribuíram direta ou indiretamente ,sociedade civil e instituições parceiras do nosso município. Para isso será fundamental o compromisso do município e toda rede para continuar a luta e a redução dos fatores limitantes que infelizmente desfavorecem a igualdade de direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município. Uma luta que não pode parar, ainda há muito que se fazer em prol de toda a criança e o adolescente, o trabalho só iniciou. Assim, é preciso potencializar o esforço de construir práticas inovadoras para continuar com resultados positivos no controle social.


Parabéns a todos do município!


A conquista é nossa!!


Sheila Lima de Oliveira / Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



selo-unicef

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças de 8 e 9 anos que se esconderam em cima de estepe de caminhão para conhecer praia na Bahia

Duas crianças foram encontradas escondidas em cima do estepe de um caminhão, na BR-101, em trecho da cidade de Rio Real, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas contaram que saíram do município de Itabaianinha, em Sergipe, com o objetivo de ir à praia. Segundo a PRF, as crianças, de 8 e 9 anos, foram resgatadas por uma equipe do órgão, na madrugada de segunda-feira (15). O caminhão estava estacionado em um posto de combustíveis localizado no km 7 da rodovia. Não há informações de como as crianças entraram no veículo. De acordo com informações passadas pelo segurança do posto para PRF, as crianças estavam sozinhas. O Conselho Tutelar de Cristinápolis, cidade sergipana, foi acionado e assumiu a responsabilidade sob a dupla. A PRF informou que as crianças foram alimentadas e encaminhadas de volta para Itabaianinha por conselheiros tutelares. Fonte: G1

Indígena é espancada até a morte e tem corpo jogado dentro de casa em chamas

Um indígena de 44 anos foi espancada até a morte e teve o corpo jogado em uma casa em chamas, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil do município, quatro suspeitos de cometerem o crime foram presos. O crime aconteceu na noite de domingo (14), na Aldeia Corumbalzinho, e as prisões ocorreram após uma operação feita na segunda-feira (15), segundo informações passadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). As investigações apontaram que os suspeitos cometeram o crime ao considerarem Miscilene Dajuda Conceição, responsável pela morte do marido dela, Lucimar Rocha da Silva, de 40 anos. De acordo com a 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, Lucimar, que também era indígena, morreu durante um incêndio na casa que morava com Miscilene, por volta das 19h de domingo, provocado por ele mesmo. As investigações apontaram que o indígena jogou gasolina e ateou fogo em um dinheiro e que as chamas se espalharam pela casa. O fato teria

Homem surta e esfaqueia três colegas de trabalho em fábrica de sapatos

Um homem esfaqueou três colegas de trabalho na quinta-feira (11), em uma fábrica de calçados, no município de Jequié, região sudoeste do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas estavam no horário de almoço quando foram surpreendidas pelo agressor. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Geral Prado Valadares. As identidades do suspeito e das vítimas não foram divulgadas pela polícia. A motivação das tentativas de homicídio está investigada pela Polícia Civil. Em nota, a PM informou que policiais do 19º BPM foram acionados para averiguar informação sobre pessoas feridas com golpes de arma branca no Distrito Industrial de Jequié. Ao chegarem, os militares constataram o fato. Três vítimas já haviam sido socorridas por populares para uma unidade de saúde da região. Buscas foram feitas e um suspeito foi localizado, preso e apresentado na delegacia que atende a região, onde a ocorrência foi registrada. Fonte: Alô Juca