Atividade física traz benefícios para quem sofre de Diabetes

A prática auxilia no controle glicêmico, diminuindo a circunferência abdominal e proporcionando melhora da composição corporal e no perfil lipídico

O diabetes e suas possíveis complicações podem trazer consequências graves à saúde. Se trata de uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de açúcar (glicose) no sangue e na urina. Isso ocorre quando o pâncreas deixa de produzir – ou reduz a produção – de insulina por um mecanismo autoimune (diabetes tipo 1) ou quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada, como se o organismo tivesse uma resistência à sua ação (diabetes tipo 2).


Com isso, existe o risco de as altas taxas de glicose causarem fraqueza e dores de estômago, afetarem a capacidade de filtragem dos rins, ou mesmo lesões nos pés, de difícil cicatrização. Além disso, a doença pode afetar o funcionamento do coração ou das artérias e até comprometer a visão. A adoção de hábitos saudáveis e a prevenção são fundamentais para evitar o agravamento da diabetes. Pessoas com diabetes, não só podem como devem se exercitar! Na hora de escolher a modalidade, vale tudo: caminhada, corrida, musculação, yoga, pilates, dança, ou seja, o que mais der prazer. “A atividade física tem um papel importante no tratamento e controle do diabetes. A prática auxilia no controle glicêmico, diminuindo a circunferência abdominal e proporcionando melhora da composição corporal e no perfil lipídico”, explica Danillo Santana, Coordenador Geral na Rede Alpha Fitness.


Além de uma alimentação totalmente balanceada, os exercícios promovem muitos benefícios na vida do diabético. A atividade estimula a produção de insulina (responsável pelo controle da glicose no sangue). Ajuda a prevenir doenças associadas (alteração na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração). Reduz a gordura ao redor dos órgãos, como coração, rins e fígado. Melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, ajuda no controle do peso corporal (diminui o percentual de gordura e aumenta a massa magra), fortalece a musculatura do corpo, e ainda alivia o estresse. “O diabético precisa seguir algumas regrinhas antes, durante e depois da atividade física. Nunca façam exercícios em jejum. Leve sempre algum alimento para possível correção de hipoglicemia. Os músculos que receberam injeções de insulina devem ser poupados dos exercícios por pelo menos 1 hora. Hidrate-se antes, durante e depois da atividade, e alongue-se antes e depois”, finaliza Danillo. 

atividades visita para diabetes


Postagem Anterior Próxima Postagem