Pular para o conteúdo principal

Vacina contra Aids mostra eficácia para infecção

 Ela provoca no corpo a criação das proteínas presentes do vírus e permite que o sistema imunológico seja estimulado para criar respostas contra a Aids.


Uma nova pesquisa publicada na revista Nature na última quinta-feira (9) trouxe resultados promissores contra o HIV. Ela foi conduzida por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAD) em parceria com a farmacêutica Moderna.

O imunizante utiliza tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma de algumas vacinas contra a Covid-19, como a da Pfizer. Ele foi testado em macacos e conseguiu uma redução de 79% do risco de infecção pelo vírus HIV. Outra pesquisa divulgada no mês passado, conduzida por cientistas japoneses, também apresentou bons resultados.

Um dos autores da pesquisa, o imunologista Anthony Fauci, disse que mesmo após quatro décadas de esforços da comunidade científica mundial, uma vacina eficaz para prevenir o HIV continua sendo um objetivo inatingível. O médico também é conhecido por ser um dos consultores da Casa Branca para a gestão da crise sanitária causada pela Covid-19.

A vacina experimental combina várias características que poderiam cobrir as falhas de outros imunizantes experimentais contra o HIV. Ela provoca no corpo a criação das proteínas presentes do vírus e permite que o sistema imunológico seja estimulado para criar respostas contra a Aids.

No estudo, sete macacos receberam a vacina e desenvolveram anticorpos na semana 58 do estudo. A partir da semana 60, os animais foram expostos ao HIV símio (SHIV) semanalmente. Os animais não são vulneráveis ao HIV-1, que causa infecções em humanos.

Após 13 semanas, apenas dois dos sete macacos vacinados não testaram positivo para o vírus. O restante teve infecção retardada, registrada em média após oito semanas. Os animais não imunizados foram infectados após três semanas.

Mesmo com os resultados promissores, os níveis de anticorpos produzidos foram considerados relativamente baixos. Ainda são necessários mais testes até ela poder ser utilizada em humanos. Segundo os cientistas, a fórmula precisa de melhorias.

No início de dezembro, pesquisadores de São Paulo anunciaram a realização de estudo para desenvolver imunidade contra o HIV em bebês.

Fonte: O globo



Postagens mais visitadas deste blog

Crianças de 8 e 9 anos que se esconderam em cima de estepe de caminhão para conhecer praia na Bahia

Duas crianças foram encontradas escondidas em cima do estepe de um caminhão, na BR-101, em trecho da cidade de Rio Real, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas contaram que saíram do município de Itabaianinha, em Sergipe, com o objetivo de ir à praia. Segundo a PRF, as crianças, de 8 e 9 anos, foram resgatadas por uma equipe do órgão, na madrugada de segunda-feira (15). O caminhão estava estacionado em um posto de combustíveis localizado no km 7 da rodovia. Não há informações de como as crianças entraram no veículo. De acordo com informações passadas pelo segurança do posto para PRF, as crianças estavam sozinhas. O Conselho Tutelar de Cristinápolis, cidade sergipana, foi acionado e assumiu a responsabilidade sob a dupla. A PRF informou que as crianças foram alimentadas e encaminhadas de volta para Itabaianinha por conselheiros tutelares. Fonte: G1

Indígena é espancada até a morte e tem corpo jogado dentro de casa em chamas

Um indígena de 44 anos foi espancada até a morte e teve o corpo jogado em uma casa em chamas, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil do município, quatro suspeitos de cometerem o crime foram presos. O crime aconteceu na noite de domingo (14), na Aldeia Corumbalzinho, e as prisões ocorreram após uma operação feita na segunda-feira (15), segundo informações passadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). As investigações apontaram que os suspeitos cometeram o crime ao considerarem Miscilene Dajuda Conceição, responsável pela morte do marido dela, Lucimar Rocha da Silva, de 40 anos. De acordo com a 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, Lucimar, que também era indígena, morreu durante um incêndio na casa que morava com Miscilene, por volta das 19h de domingo, provocado por ele mesmo. As investigações apontaram que o indígena jogou gasolina e ateou fogo em um dinheiro e que as chamas se espalharam pela casa. O fato teria

Homem surta e esfaqueia três colegas de trabalho em fábrica de sapatos

Um homem esfaqueou três colegas de trabalho na quinta-feira (11), em uma fábrica de calçados, no município de Jequié, região sudoeste do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas estavam no horário de almoço quando foram surpreendidas pelo agressor. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Geral Prado Valadares. As identidades do suspeito e das vítimas não foram divulgadas pela polícia. A motivação das tentativas de homicídio está investigada pela Polícia Civil. Em nota, a PM informou que policiais do 19º BPM foram acionados para averiguar informação sobre pessoas feridas com golpes de arma branca no Distrito Industrial de Jequié. Ao chegarem, os militares constataram o fato. Três vítimas já haviam sido socorridas por populares para uma unidade de saúde da região. Buscas foram feitas e um suspeito foi localizado, preso e apresentado na delegacia que atende a região, onde a ocorrência foi registrada. Fonte: Alô Juca