Pular para o conteúdo principal

Vacina contra Aids mostra eficácia para infecção

 Ela provoca no corpo a criação das proteínas presentes do vírus e permite que o sistema imunológico seja estimulado para criar respostas contra a Aids.


Uma nova pesquisa publicada na revista Nature na última quinta-feira (9) trouxe resultados promissores contra o HIV. Ela foi conduzida por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAD) em parceria com a farmacêutica Moderna.

O imunizante utiliza tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma de algumas vacinas contra a Covid-19, como a da Pfizer. Ele foi testado em macacos e conseguiu uma redução de 79% do risco de infecção pelo vírus HIV. Outra pesquisa divulgada no mês passado, conduzida por cientistas japoneses, também apresentou bons resultados.

Um dos autores da pesquisa, o imunologista Anthony Fauci, disse que mesmo após quatro décadas de esforços da comunidade científica mundial, uma vacina eficaz para prevenir o HIV continua sendo um objetivo inatingível. O médico também é conhecido por ser um dos consultores da Casa Branca para a gestão da crise sanitária causada pela Covid-19.

A vacina experimental combina várias características que poderiam cobrir as falhas de outros imunizantes experimentais contra o HIV. Ela provoca no corpo a criação das proteínas presentes do vírus e permite que o sistema imunológico seja estimulado para criar respostas contra a Aids.

No estudo, sete macacos receberam a vacina e desenvolveram anticorpos na semana 58 do estudo. A partir da semana 60, os animais foram expostos ao HIV símio (SHIV) semanalmente. Os animais não são vulneráveis ao HIV-1, que causa infecções em humanos.

Após 13 semanas, apenas dois dos sete macacos vacinados não testaram positivo para o vírus. O restante teve infecção retardada, registrada em média após oito semanas. Os animais não imunizados foram infectados após três semanas.

Mesmo com os resultados promissores, os níveis de anticorpos produzidos foram considerados relativamente baixos. Ainda são necessários mais testes até ela poder ser utilizada em humanos. Segundo os cientistas, a fórmula precisa de melhorias.

No início de dezembro, pesquisadores de São Paulo anunciaram a realização de estudo para desenvolver imunidade contra o HIV em bebês.

Fonte: O globo



Postagens mais visitadas deste blog

CBF divulga confrontos da oitavas de final da Copa do Brasil. CONFIRA;

O sorteio das oitavas de final aconteceu nesta quinta-feira (18) sem separação por potes. Assim, não há limitação de confronto, com os 16 times podendo se enfrentar. Há a possibilidade da realização de clássicos estaduais. A ordem dos mandos de campo também será definida por sorteio. Nas oitavas de final, todos os 16 clubes recebem a mesma cota de participação: R$ 3,4 milhões. Já a classificação para as quartas de final vale uma nova cota de R$ 4,5 milhões. Os duelos: Flamengo x Palmeiras Atlético-GO x Vasco Red Bull Bragantino x Athletico-PR Goiás x São Paulo CRB x Atlético-MG Botafogo x Bahia Grêmio x Corinthians Juventude x Fluminense

Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo. Confira a lista:

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta (19) a restrição e o recolhimento de quatro pomadas capilares para modelar tranças. Ao todo, a venda de 11 pomadas modeladoras está suspensa . De acordo com a Anvisa, os produtos são alvo de investigação por parte da própria agência reguladora e dos órgãos de Vigilância Sanitária locais devido a relatos de pacientes sobre a ocorrência de eventos adversos graves após o uso. Todos esses produtos podem oferecer risco à saúde. Confira a lista: A Anvisa explica que a interdição do produto é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população em caso de risco à saúde e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são requeridas para investigação mais aprofundada do caso. O que fazer se tiver adquirido o produto No caso de o consumidor ter um dos produtos em casa, a recomendação é que não o utilize e entre em contato com a empresa para verificar a forma de d...

Deputado lembra caso New Hit e cobra punição

No ano passado foram registrados 2.549 casos de estupro na Bahia. Em apenas quatro anos, no período de 2012 a 2015, quase 12 mil (exatamente 11.929) pessoas foram vítimas de violência sexual em todo o Estado da Bahia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. “Faço um apelo à Justiça baiana que acelere as providências que devem ser tomadas nesses casos. Vamos dar exemplo para o Brasil, principalmente quando vemos, mais uma vez, toda a sociedade, homens e mulheres de bem exigindo Justiça para as vítimas desse hediondo crime que é o estupro”, clamou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta segunda-feira (30). Nesses últimos quatro anos, dois casos se destacaram nas estatísticas baianas, por serem considerados mais escandalosos: em 2012, integrantes da Banda New Hit foram acusados de estupro coletivo contra duas adolescentes, de 15 e 16 anos, na cidade de Ruy Barbosa . Em maio do ano passado, a juíza Márcia Si...