Taxas do cartão de crédito: como economizar e manter a saúde financeira em 2022

Considerados os mais altos praticados desde 2017, os juros do cartão de crédito subiram 4,1 pontos percentuais entre setembro e outubro de 2021 e chegaram a 343,6% ao ano, segundo dados do Banco Central. O cenário comprova que muitos consumidores ainda desconhecem as taxas praticadas. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 84% dos entrevistados não têm conhecimento dos juros a que estão sujeitos. Os dados se referem apenas aos últimos 12 meses.
Neste contexto, é fundamental ficar ainda mais atento e ter maior controle dos seus gastos. Afinal, a situação não está fácil e por vezes é necessário uma ajuda para equilibrar as contas. O cartão de crédito da Zippi, por exemplo, tem um ciclo de pagamento menor, o que ajuda na organização das despesas. "Por oferecermos um cartão de crédito semanal, conseguimos trazer opções mais atrativas, pois se o consumidor cair no rotativo ele irá pagar os juros já na próxima fatura, ou seja, em um tempo menor. Isso significa menos tempo com o juros correndo", explica Andrea Avedissian, brand manager da empresa, que é uma fintech e que atua em todo o Brasil.


Diante do panorama atual e em meio a uma grande dúvida sobre o avanço da economia, é importante saber utilizar o cartão de crédito com moderação, e assim evitar cair no rotativo e nos seus elevados juros, “O cartão não pode ser encarado como uma renda extra, muito pelo contrário, deve ser usado em compras que o consumidor saiba que pode pagar em um curto período de tempo, funcionando desta forma como uma espécie de fôlego para algumas compras”, complementa a especialista.


Em diversas áreas da economia, esse tipo de modalidade de crédito ajuda a passar o período das chamadas "vacas magras". Com 28,3% da população ativa nessa condição - segundo dados do IBGE de setembro do ano passado, o setor dos autônomos é um dos que se apoia nessa opção para conseguir manter suas atividades. Uma boleira, por exemplo, pode utilizar para comprar os ingredientes, preparar e atender à sua encomenda, recebendo o pagamento pelo seu trabalho e, assim, acertando a fatura do cartão. “O que pode auxiliar ainda mais os profissionais autônomos a fazerem o bom uso do cartão de crédito, é ter uma opção com fatura semanal e que possui um prazo de pagamento de fatura e juros que acompanha o fluxo de recebimentos no trabalho, como o da Zippi” comenta Andrea.


Um ponto importante a se ter atenção é verificar se a operadora do cartão cobra a anuidade, ou se ela não cobra mas condiciona o cliente a gastar um valor mínimo mensal, pois atualmente existem muitas opções no mercado que não realizam essa cobrança e que acabam sendo mais vantajosas, pois assim você estará economizando com menos uma taxa.


Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.



Postagens mais visitadas deste blog

Google oferece cursos gratuitos com Certificados Profissionais; SAIBA MAIS

Auxílio Brasil de R$ 600, vale gás com valor de botijão inteiro e auxílio para caminhoneiros começam a ser pagos nesta terça; veja calendários

BB Auto oferece Consórcio sem entrada, sem juros, sem IOF e com os maiores prazos do mercado