Pular para o conteúdo principal

Taxas do cartão de crédito: como economizar e manter a saúde financeira em 2022

Considerados os mais altos praticados desde 2017, os juros do cartão de crédito subiram 4,1 pontos percentuais entre setembro e outubro de 2021 e chegaram a 343,6% ao ano, segundo dados do Banco Central. O cenário comprova que muitos consumidores ainda desconhecem as taxas praticadas. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 84% dos entrevistados não têm conhecimento dos juros a que estão sujeitos. Os dados se referem apenas aos últimos 12 meses.
Neste contexto, é fundamental ficar ainda mais atento e ter maior controle dos seus gastos. Afinal, a situação não está fácil e por vezes é necessário uma ajuda para equilibrar as contas. O cartão de crédito da Zippi, por exemplo, tem um ciclo de pagamento menor, o que ajuda na organização das despesas. "Por oferecermos um cartão de crédito semanal, conseguimos trazer opções mais atrativas, pois se o consumidor cair no rotativo ele irá pagar os juros já na próxima fatura, ou seja, em um tempo menor. Isso significa menos tempo com o juros correndo", explica Andrea Avedissian, brand manager da empresa, que é uma fintech e que atua em todo o Brasil.


Diante do panorama atual e em meio a uma grande dúvida sobre o avanço da economia, é importante saber utilizar o cartão de crédito com moderação, e assim evitar cair no rotativo e nos seus elevados juros, “O cartão não pode ser encarado como uma renda extra, muito pelo contrário, deve ser usado em compras que o consumidor saiba que pode pagar em um curto período de tempo, funcionando desta forma como uma espécie de fôlego para algumas compras”, complementa a especialista.


Em diversas áreas da economia, esse tipo de modalidade de crédito ajuda a passar o período das chamadas "vacas magras". Com 28,3% da população ativa nessa condição - segundo dados do IBGE de setembro do ano passado, o setor dos autônomos é um dos que se apoia nessa opção para conseguir manter suas atividades. Uma boleira, por exemplo, pode utilizar para comprar os ingredientes, preparar e atender à sua encomenda, recebendo o pagamento pelo seu trabalho e, assim, acertando a fatura do cartão. “O que pode auxiliar ainda mais os profissionais autônomos a fazerem o bom uso do cartão de crédito, é ter uma opção com fatura semanal e que possui um prazo de pagamento de fatura e juros que acompanha o fluxo de recebimentos no trabalho, como o da Zippi” comenta Andrea.


Um ponto importante a se ter atenção é verificar se a operadora do cartão cobra a anuidade, ou se ela não cobra mas condiciona o cliente a gastar um valor mínimo mensal, pois atualmente existem muitas opções no mercado que não realizam essa cobrança e que acabam sendo mais vantajosas, pois assim você estará economizando com menos uma taxa.


Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.



Postagens mais visitadas deste blog

BB Auto oferece Consórcio sem entrada, sem juros, sem IOF e com os maiores prazos do mercado

O Consórcio BB Auto é uma opção interessante para quem deseja adquirir um veículo sem entrada, sem juros e sem IOF. Com os maiores prazos do mercado, o consórcio oferece flexibilidade na utilização do crédito, que pode ser utilizado na compra de veículos de passeio, utilitários, off-road, caminhonetes, caminhões, motocicletas, embarcações, sistemas de energia solar e quitação de financiamento de veículos. Além disso, o Consórcio BB Auto oferece diversas vantagens, como taxas atrativas, sem tarifas de adesão, sem juros, sem IOF e com a taxa de administração diluída nas parcelas. Antes da contemplação, você pode alterar o valor do bem de referência para maior ou menor, mantendo seu poder de compra.  Quando o preço do bem de referência for ajustado, o Consórcio BB atualiza o valor do crédito e das parcelas. Entre as opções de grupos disponíveis, você escolhe o prazo que melhor se adéqua ao seu orçamento, com grupos com prazos de até 100 meses.  Você pode optar por grupos referenc...

Google oferece cursos gratuitos com Certificados Profissionais; SAIBA MAIS

Uma das maiores (se não a maior) empresa de tecnologia multinacional, a americana Google LLC está ofertando cursos na área da tecnologia totalmente gratuito.  Não é necessária experiência prévia A Google promete ensinar seus alunos habilidades práticas para seu dia a dia de trabalho, mesmo sem experiência anteriores. Além disso, o aluno pode completar o programa 100% on-line no tempo em que achar necessário. Com os cursos da Google, seu currículo será mais competitivo com um Certificado criado pela própria empresa, aumentando assim suas possibilidades de emprego. Os cursos são para:  Certificado Profissional de Suporte em TI, Certificado Profissional de Análise de Dados, Certificado Profissional de Gerenciamento de Projetos e Certificado Profissional de UX Design. Entenda cada Curso:   Certificado Profissional de Suporte em TI : Especialistas em TI solucionam problemas para que computadores e redes funcionem corretamente. Certificado Profissional de Análise de D...

Homem é preso por usar cadela para assaltar pessoas

Um morador de rua foi preso, nesta terça-feira (26), por utilizar uma cadela para roubar pessoas na Zona Sul do Rio de Janeiro. O animal era treinado para obedecer às ordens do criminoso e morder as vítimas. Allan Kardec Arêas Santos, 42 anos, costumava dormir nas calçadas no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, e andar acompanhado de uma cadela da raça Pastor Alemão, conhecida como Macarena. A cadela era usada como um instrumento para colocar medo em transeuntes e impedir que eles reagissem ao assalto. Uma das vítimas do criminoso foi uma inspetora de polícia que teve o cachorro roubado por Allan. De acordo com ela, o homem levou o animal, que era adestrado e estava sem guia, afirmando que ele estava abandonado. Quando a mulher tentou recuperar o cachorro, Allan ordenou que Macarena atacasse a policial. "Estava na praia com o meu cão, adestrado, de repente esse homem passou, colocou a guia dele no meu cachorro e saiu o arrastando, eu fui atrás, pedi para que ele me devolve...