Pular para o conteúdo principal

Taxas do cartão de crédito: como economizar e manter a saúde financeira em 2022

Considerados os mais altos praticados desde 2017, os juros do cartão de crédito subiram 4,1 pontos percentuais entre setembro e outubro de 2021 e chegaram a 343,6% ao ano, segundo dados do Banco Central. O cenário comprova que muitos consumidores ainda desconhecem as taxas praticadas. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 84% dos entrevistados não têm conhecimento dos juros a que estão sujeitos. Os dados se referem apenas aos últimos 12 meses.
Neste contexto, é fundamental ficar ainda mais atento e ter maior controle dos seus gastos. Afinal, a situação não está fácil e por vezes é necessário uma ajuda para equilibrar as contas. O cartão de crédito da Zippi, por exemplo, tem um ciclo de pagamento menor, o que ajuda na organização das despesas. "Por oferecermos um cartão de crédito semanal, conseguimos trazer opções mais atrativas, pois se o consumidor cair no rotativo ele irá pagar os juros já na próxima fatura, ou seja, em um tempo menor. Isso significa menos tempo com o juros correndo", explica Andrea Avedissian, brand manager da empresa, que é uma fintech e que atua em todo o Brasil.


Diante do panorama atual e em meio a uma grande dúvida sobre o avanço da economia, é importante saber utilizar o cartão de crédito com moderação, e assim evitar cair no rotativo e nos seus elevados juros, “O cartão não pode ser encarado como uma renda extra, muito pelo contrário, deve ser usado em compras que o consumidor saiba que pode pagar em um curto período de tempo, funcionando desta forma como uma espécie de fôlego para algumas compras”, complementa a especialista.


Em diversas áreas da economia, esse tipo de modalidade de crédito ajuda a passar o período das chamadas "vacas magras". Com 28,3% da população ativa nessa condição - segundo dados do IBGE de setembro do ano passado, o setor dos autônomos é um dos que se apoia nessa opção para conseguir manter suas atividades. Uma boleira, por exemplo, pode utilizar para comprar os ingredientes, preparar e atender à sua encomenda, recebendo o pagamento pelo seu trabalho e, assim, acertando a fatura do cartão. “O que pode auxiliar ainda mais os profissionais autônomos a fazerem o bom uso do cartão de crédito, é ter uma opção com fatura semanal e que possui um prazo de pagamento de fatura e juros que acompanha o fluxo de recebimentos no trabalho, como o da Zippi” comenta Andrea.


Um ponto importante a se ter atenção é verificar se a operadora do cartão cobra a anuidade, ou se ela não cobra mas condiciona o cliente a gastar um valor mínimo mensal, pois atualmente existem muitas opções no mercado que não realizam essa cobrança e que acabam sendo mais vantajosas, pois assim você estará economizando com menos uma taxa.


Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.



Postagens mais visitadas deste blog

CBF divulga confrontos da oitavas de final da Copa do Brasil. CONFIRA;

O sorteio das oitavas de final aconteceu nesta quinta-feira (18) sem separação por potes. Assim, não há limitação de confronto, com os 16 times podendo se enfrentar. Há a possibilidade da realização de clássicos estaduais. A ordem dos mandos de campo também será definida por sorteio. Nas oitavas de final, todos os 16 clubes recebem a mesma cota de participação: R$ 3,4 milhões. Já a classificação para as quartas de final vale uma nova cota de R$ 4,5 milhões. Os duelos: Flamengo x Palmeiras Atlético-GO x Vasco Red Bull Bragantino x Athletico-PR Goiás x São Paulo CRB x Atlético-MG Botafogo x Bahia Grêmio x Corinthians Juventude x Fluminense

Mulher é presa suspeita de espancar e matar marido deficiente físico na Bahia

 Uma mulher foi presa na cidade de Jaborandi, oeste da Bahia, pela suspeita de espancar e matar o marido, um idoso deficiente físico, na terça-feira (16). Ela chegou a dizer que os machucados da vítima seriam por causa de uma queda. Nesta quarta (17), ela segue detida e está à disposição da Justiça. A vítima foi identificada como Antônio Francisco das Neves, mas a idade e o tipo de deficiência física dele não foram divulgados. O caso foi descoberto depois que ele foi levado, pela investigada, ao Hospital Municipal de Jaborandi. O estado de saúde da vítima era tão grave, que ele foi transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Na unidade, a equipe de saúde desconfiou das lesões e acionou a Polícia Civil da cidade para relatar o caso. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O laudo de necropsia comprovou que ele sofreu espancamento e que a morte foi em decorrência das agressões. A polícia então pediu a prisão temporária da investigada. Testemunhas foram ouvid...

Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril recebem hoje (15) o abono salarial ano-base 2021 . A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 15 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário. O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Nos dois casos, no PIS e no Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo. Trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pela Caixa Econômica Federal: Mês ...