A ação, que beneficia aproximadamente 800 famílias, ocorreu em fevereiro e foi realizada por meio de parceria existente entre a Codevasf e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do Governo do Estado da Bahia. O trabalho conjunto das instituições para estruturação de atividades de piscicultura existe desde 2014.
Os alevinos são colocados em lagoas, represas e tanques. A iniciativa promove a recomposição de estoques piscícolas e proporciona segurança alimentar e oportunidades de geração de renda para famílias da zona rural.
O município de Serra do Ramalho foi o mais beneficiado pela ação, com 60 mil alevinos destinados a agrovilas e às comunidades de Palmas e Passos, Jenipapo e Batata. Para os municípios de Licínio de Almeida e de Tanque Novo foram destinados 40 mil alevinos, cada. Bom Jesus da Lapa recebeu 30 mil alevinos. Matina e Sítio do Mato receberam, cada um, 15 mil alevinos.
Ainda no primeiro trimestre deste ano deverão ser produzidos e disponibilizados, por meio da parceria entre a Codevasf e a Bahia Pesca, mais 300 mil alevinos de tambaqui e tambacu. A Bahia Pesca faz a produção e a disponibilização dos alevinos, enquanto a Codevasf fornece matrizes e reprodutores, realiza o cadastro de piscicultores beneficiários e transporta e distribui os alevinos. Matrizes e reprodutores são oriundos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade vinculada à 2ª Superintendência Regional da Codevasf.
Fonte: Sertão Hoje