Moraes manda Silveira colocar tornozeleira às 15h na Polícia Federal

Deputado federal, réu no Supremo por participação em atos antidemocráticos, desobedece há dois dias a ordem de pôr a tornozeleira. Nesta quinta, Silveira participou de ato no Planalto, ao lado de ministros.

O ministro Alexandre de Moraes mandou o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) colocar a tornozeleira eletrônica nesta quinta-feira (31), às 15h, no prédio da Polícia Federal, em Brasília.

Na terça-feira (29), Moraes já havia determinado que Silveira colocasse o equipamento para ser monitorado. Mas o deputado se recusou. A ordem de Moraes se baseia em um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Silveira é réu no Supremo em uma ação que investiga participação dele em atos antidemocráticos e ataques às instituições. De acordo com o ministro, ele vem desobedecendo medidas restritivas impostas pelo Justiça, por isso deve usar a tornozeleira.

Havia uma expectativa de que o deputado colocasse a tornozeleira na manhã desta quinta, depois que Moraes bloqueou as contas bancárias dele. Moraes também determinou multa de R$ 15 mil por dia de desobediência.

Nesta manhã, Silveira passou pela Câmara. Havia uma expectativa de que , depois do bloqueio de suas contas, ele colocaria a tornozeleira no Congresso nesta manhã. Mas o g1 apurou que medida não deve ser efetivada nas dependências do Congresso.

Depois, ele foi para o Palácio do Planalto. Lá, foi recebido por ministros e assistiu ao lado deles ao evento que marca a reforma ministerial. O presidente Jair Bolsonaro, de quem Silveira é aliado, também participou da cerimônia.

De terça para quarta, para fugir da tornozeleira, Silveira chegou a dormir na Câmara, na esperança de que a polícia não entrasse na Casa. Alguns parlamentares entendem que a Câmara é inviolável e que policiais não podem entrar lá para cumprir medidas cautelares contra deputados.

À tarde, policiais civis e federais entraram para cumprir a medida, mas Silveira se recusou a acatar a ordem judicial.

Fonte: G1

Postagens mais visitadas deste blog

Meteoritos atingem casa em Goiás e assustam morador “explosão muito grande”

Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo. Confira a lista: