Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde emite nota sobre Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza

Após a matéria publicada pelo site Ruy Barbosa Notícias, sobre o equivoco na vacinação contra gripe H1N1, a Secretaria de Saúde de Ruy Barbosa, emitiu uma nota sobre Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza. Confira na integra:


Nota Técnica 01/2016 – Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza


A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta nota esclarecer e informar aos munícipes de Ruy Barbosa sobre o Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza ocorrido no dia 18.04.2016. O fato ocorreu quando uma Técnica de Enfermagem do Munícipio ao percorrer alguns órgãos da Saúde e Estabelecimentos de Saúde Privados preconizados como grupo prioritário pelo Ministério da Saúde vacinou inadvertidamente 38 clientes (profissionais de saúde) contra Hepatite B ao invés de Influenza.


A Secretaria Municipal de Saúde, ao detectar este erro avisou aos profissionais envolvidos o fato ocorrido e alertou-os quanto à importância da Vacinação contra Influenza, bem como orientou que não haverá dano por conta da dose administrada.


Salientamos que a nossa Rede de Frio obedece todos os critérios técnicos padronizados pelo Programa Nacional de Imunizações – Ministério da Saúde, quanto ao recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição, transporte e manuseio dos imunobiológicos. Vale ressaltar ainda que todos os Profissionais de Saúde responsáveis pelas Salas de Vacina das Unidades de Saúde do Munícipio foram capacitados pela DIRES – SESAB assegurando uma equipe qualificada para atender a população, obedecendo aos critérios técnicos de vacinação e identificando possíveis enganos, procurando saná-los com maior brevidade possível.


Aproveitamos para esclarecer que a Lei nº 13.236, de 29 de dezembro de 2015 que altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, disposto no seu artigo 3º, paragrafo 2º define que os rótulos de medicamentos e produtos correlatos deverão possuir características que os diferenciem claramente entre si e que inibam de dispensação e de administração, trocas indesejadas ou uso equivocado. Porém os municípios ainda recebem, infelizmente, imunobiológicos que podem induzir ao erro como o fato descrito acima.


 A Secretaria Municipal de Saúde de Ruy Barbosa espera que esta Nota Técnica esclareça o fato ocorrido evitando assim repercussões negativas para Campanha de vacinação contra Influenza, tendo em vista a importância da mesma enquanto medida preventiva.


Nota-técnica

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças de 8 e 9 anos que se esconderam em cima de estepe de caminhão para conhecer praia na Bahia

Duas crianças foram encontradas escondidas em cima do estepe de um caminhão, na BR-101, em trecho da cidade de Rio Real, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas contaram que saíram do município de Itabaianinha, em Sergipe, com o objetivo de ir à praia. Segundo a PRF, as crianças, de 8 e 9 anos, foram resgatadas por uma equipe do órgão, na madrugada de segunda-feira (15). O caminhão estava estacionado em um posto de combustíveis localizado no km 7 da rodovia. Não há informações de como as crianças entraram no veículo. De acordo com informações passadas pelo segurança do posto para PRF, as crianças estavam sozinhas. O Conselho Tutelar de Cristinápolis, cidade sergipana, foi acionado e assumiu a responsabilidade sob a dupla. A PRF informou que as crianças foram alimentadas e encaminhadas de volta para Itabaianinha por conselheiros tutelares. Fonte: G1

Indígena é espancada até a morte e tem corpo jogado dentro de casa em chamas

Um indígena de 44 anos foi espancada até a morte e teve o corpo jogado em uma casa em chamas, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil do município, quatro suspeitos de cometerem o crime foram presos. O crime aconteceu na noite de domingo (14), na Aldeia Corumbalzinho, e as prisões ocorreram após uma operação feita na segunda-feira (15), segundo informações passadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). As investigações apontaram que os suspeitos cometeram o crime ao considerarem Miscilene Dajuda Conceição, responsável pela morte do marido dela, Lucimar Rocha da Silva, de 40 anos. De acordo com a 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, Lucimar, que também era indígena, morreu durante um incêndio na casa que morava com Miscilene, por volta das 19h de domingo, provocado por ele mesmo. As investigações apontaram que o indígena jogou gasolina e ateou fogo em um dinheiro e que as chamas se espalharam pela casa. O fato teria

Homem surta e esfaqueia três colegas de trabalho em fábrica de sapatos

Um homem esfaqueou três colegas de trabalho na quinta-feira (11), em uma fábrica de calçados, no município de Jequié, região sudoeste do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas estavam no horário de almoço quando foram surpreendidas pelo agressor. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Geral Prado Valadares. As identidades do suspeito e das vítimas não foram divulgadas pela polícia. A motivação das tentativas de homicídio está investigada pela Polícia Civil. Em nota, a PM informou que policiais do 19º BPM foram acionados para averiguar informação sobre pessoas feridas com golpes de arma branca no Distrito Industrial de Jequié. Ao chegarem, os militares constataram o fato. Três vítimas já haviam sido socorridas por populares para uma unidade de saúde da região. Buscas foram feitas e um suspeito foi localizado, preso e apresentado na delegacia que atende a região, onde a ocorrência foi registrada. Fonte: Alô Juca