Secretaria de Saúde emite nota sobre Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza

Após a matéria publicada pelo site Ruy Barbosa Notícias, sobre o equivoco na vacinação contra gripe H1N1, a Secretaria de Saúde de Ruy Barbosa, emitiu uma nota sobre Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza. Confira na integra:


Nota Técnica 01/2016 – Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza


A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta nota esclarecer e informar aos munícipes de Ruy Barbosa sobre o Incidente de Procedimento Vacinal durante a Campanha de Vacinação contra Influenza ocorrido no dia 18.04.2016. O fato ocorreu quando uma Técnica de Enfermagem do Munícipio ao percorrer alguns órgãos da Saúde e Estabelecimentos de Saúde Privados preconizados como grupo prioritário pelo Ministério da Saúde vacinou inadvertidamente 38 clientes (profissionais de saúde) contra Hepatite B ao invés de Influenza.


A Secretaria Municipal de Saúde, ao detectar este erro avisou aos profissionais envolvidos o fato ocorrido e alertou-os quanto à importância da Vacinação contra Influenza, bem como orientou que não haverá dano por conta da dose administrada.


Salientamos que a nossa Rede de Frio obedece todos os critérios técnicos padronizados pelo Programa Nacional de Imunizações – Ministério da Saúde, quanto ao recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição, transporte e manuseio dos imunobiológicos. Vale ressaltar ainda que todos os Profissionais de Saúde responsáveis pelas Salas de Vacina das Unidades de Saúde do Munícipio foram capacitados pela DIRES – SESAB assegurando uma equipe qualificada para atender a população, obedecendo aos critérios técnicos de vacinação e identificando possíveis enganos, procurando saná-los com maior brevidade possível.


Aproveitamos para esclarecer que a Lei nº 13.236, de 29 de dezembro de 2015 que altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, disposto no seu artigo 3º, paragrafo 2º define que os rótulos de medicamentos e produtos correlatos deverão possuir características que os diferenciem claramente entre si e que inibam de dispensação e de administração, trocas indesejadas ou uso equivocado. Porém os municípios ainda recebem, infelizmente, imunobiológicos que podem induzir ao erro como o fato descrito acima.


 A Secretaria Municipal de Saúde de Ruy Barbosa espera que esta Nota Técnica esclareça o fato ocorrido evitando assim repercussões negativas para Campanha de vacinação contra Influenza, tendo em vista a importância da mesma enquanto medida preventiva.


Nota-técnica

Postagens mais visitadas deste blog

Auxílio Brasil de R$ 600, vale gás com valor de botijão inteiro e auxílio para caminhoneiros começam a ser pagos nesta terça; veja calendários

Horas antes de ser presa, influencer fez posts com bebidas e namorado em pousada de luxo na BA; homem morreu em tiroteio

#BOATO: Engmax Construtora vai contratar 150 profissionais para trabalhar é FALSA