Pular para o conteúdo principal

TST muda entendimento sobre pagamento de horas extras

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que as horas extras feitas pelo trabalhador também devem entrar no cálculo de benefícios, como férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS. O novo cálculo vale nos casos em que a hora extra foi incorporada ao descanso semanal remunerado. A regra começou a valer no dia 20 de março deste mês.

A questão foi decidida pelos ministros do TST na segunda-feira (20). Conforme o novo entendimento do plenário, o aumento dos valores a receber pelo descanso remunerado deve repercutir nos outros direitos trabalhistas e não pode ser considerado como cálculo duplicado.

Durante o julgamento, o relator do processo, ministro Amaury Rodrigues, explicou que a hora extra trabalhada durante a semana é somada ao cálculo do descanso semanal e, a partir de agora, será computada em outros direitos.

“O cálculo das horas extras é elaborado mediante a utilização de um divisor que isola o valor do salário-hora, excluindo de sua gênese qualquer influência do repouso semanal remunerado pelo salário mensal, de modo que estão aritmeticamente separados os valores das horas extras e das diferenças de RSR [ Repouso Semanal Remunerado] apuradas em decorrência dos reflexos daquelas horas extras”, disse.

Com a decisão, o TST alterou que Orientação Jurisprudencial (OJ) 394 para garantir que a decisão vai ser seguida pelas demais instâncias da Justiça Trabalhista.


Edição: Marcelo Brandão. Fonte: Agência Brasil

Foto: Warley Andrade


Postagens mais visitadas deste blog

Boca Juniors perde reforços para Sul-Americana por fuso horário; entenda

 Um erro administrativo tirou do Boca Juniors a possibilidade de usar seus quatro reforços nos playoffs da Copa Sul-Americana. Em comunicado na noite de segunda-feira, o clube argentino anunciou que foi notificado pela Conmebol que os jogadores não foram inscritos por uma questão de fuso horário. Entre os reforços do Boca Juniors para a Sul-Americana, está o volante chileno Gary Medel, ex-Vasco. Além dele, o clube contratou o meia Tomas Belmonte e os atacantes Brian Aguirre e Milton Giménez. O clube contava com os quatro jogadores para o duelo com o Independiente del Valle, na quarta-feira, pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana. Eles estão fora também da partida de volta. Fonte: GE

Google oferece cursos gratuitos com Certificados Profissionais; SAIBA MAIS

Uma das maiores (se não a maior) empresa de tecnologia multinacional, a americana Google LLC está ofertando cursos na área da tecnologia totalmente gratuito.  Não é necessária experiência prévia A Google promete ensinar seus alunos habilidades práticas para seu dia a dia de trabalho, mesmo sem experiência anteriores. Além disso, o aluno pode completar o programa 100% on-line no tempo em que achar necessário. Com os cursos da Google, seu currículo será mais competitivo com um Certificado criado pela própria empresa, aumentando assim suas possibilidades de emprego. Os cursos são para:  Certificado Profissional de Suporte em TI, Certificado Profissional de Análise de Dados, Certificado Profissional de Gerenciamento de Projetos e Certificado Profissional de UX Design. Entenda cada Curso:   Certificado Profissional de Suporte em TI : Especialistas em TI solucionam problemas para que computadores e redes funcionem corretamente. Certificado Profissional de Análise de Dados : Os analistas de d

Homem surta e esfaqueia três colegas de trabalho em fábrica de sapatos

Um homem esfaqueou três colegas de trabalho na quinta-feira (11), em uma fábrica de calçados, no município de Jequié, região sudoeste do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas estavam no horário de almoço quando foram surpreendidas pelo agressor. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Geral Prado Valadares. As identidades do suspeito e das vítimas não foram divulgadas pela polícia. A motivação das tentativas de homicídio está investigada pela Polícia Civil. Em nota, a PM informou que policiais do 19º BPM foram acionados para averiguar informação sobre pessoas feridas com golpes de arma branca no Distrito Industrial de Jequié. Ao chegarem, os militares constataram o fato. Três vítimas já haviam sido socorridas por populares para uma unidade de saúde da região. Buscas foram feitas e um suspeito foi localizado, preso e apresentado na delegacia que atende a região, onde a ocorrência foi registrada. Fonte: Alô Juca