Pular para o conteúdo principal

2ª Semana do Bebê é realizada do dia 18 a 25 de Maio em Ruy Barbosa‏

13267946_1734834806729910_2714464939044463711_n


A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e o CMDCA do município de Ruy Barbosa, tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda do município de Ruy Barbosa.
O município realizou, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Essa é uma iniciativa que deu inicio em 2015 e estará acontecendo anualmente devido a Lei sancionada pelo Prefeito Bonifácio uma solicitação do CMDCA, com o apoio de todos os vereadores do município.
A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
A disseminação da Semana do Bebê em todo o município reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.


O município realizou ações durante uma semana com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, várias atividades aconteceram nas Unidades de Saúde da Família, Escolas e Creches municipais, com as famílias e crianças ressaltando a importância do brincar, palestras educativas sobre gravidez na adolescência, consultas como médicos nas creches, workshop a inclusão das crianças especial na educação infantil, sobre, caravana da alegria, palestras e atendimento sobre saúde bucal e alimentação saudável, vacinação em todas as creches, sessão cinema, momento com Deus, a hora do mamaço uma atividade que favoreceu um piquenique com bebês em fase de amamentação, o município também realizou uma Feirinha da Infância que contou com o Cine Bebê com a presença de gestantes e profissionais da saúde alertando sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê, houve o momento É Hora de Brincar oferecido pelos profissionais do CRAS, CREAS, NUCA ( Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) Programa Bolsa Família, Conselho Tutelar, CMDCA, INFOCENTRO e o SCFV que ofereceu um circuito esportivo, além de várias oficinas com gestantes, oficinas de arte e pintura com crianças.
Foi entregue também a chave da cidade ao Bebê Prefeito o primeiro bebê nascido no inicio da semana dia 18 de maio, na mesma semana foi inaugurado uma brinquedoteca na Secretaria de Assistência Social para as crianças de até 06 anos que os pais estão em atendimento em qualquer serviço na Secretaria .
A Semana do bebê também foi um grande show de Cidadania e contou com vários profissionais: nutricionista, médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras, professores, coordenadores e diretores.


Informações: Sheila Lima, Presidente do CMDCA de Ruy Barbosa


[gallery type="slideshow" link="file" size="medium" ids="7775,7776,7777,7778,7779,7780,7781,7782,7783,7784,7785,7786,7787,7788,7789,7790,7791,7792,7793,7794,7795,7796,7797,7798,7799,7800,7801,7802,7803,7804,7805,7806,7807,7808,7809,7810,7811,7812,7813,7814,7815,7816"]

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças de 8 e 9 anos que se esconderam em cima de estepe de caminhão para conhecer praia na Bahia

Duas crianças foram encontradas escondidas em cima do estepe de um caminhão, na BR-101, em trecho da cidade de Rio Real, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas contaram que saíram do município de Itabaianinha, em Sergipe, com o objetivo de ir à praia. Segundo a PRF, as crianças, de 8 e 9 anos, foram resgatadas por uma equipe do órgão, na madrugada de segunda-feira (15). O caminhão estava estacionado em um posto de combustíveis localizado no km 7 da rodovia. Não há informações de como as crianças entraram no veículo. De acordo com informações passadas pelo segurança do posto para PRF, as crianças estavam sozinhas. O Conselho Tutelar de Cristinápolis, cidade sergipana, foi acionado e assumiu a responsabilidade sob a dupla. A PRF informou que as crianças foram alimentadas e encaminhadas de volta para Itabaianinha por conselheiros tutelares. Fonte: G1

Indígena é espancada até a morte e tem corpo jogado dentro de casa em chamas

Um indígena de 44 anos foi espancada até a morte e teve o corpo jogado em uma casa em chamas, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil do município, quatro suspeitos de cometerem o crime foram presos. O crime aconteceu na noite de domingo (14), na Aldeia Corumbalzinho, e as prisões ocorreram após uma operação feita na segunda-feira (15), segundo informações passadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). As investigações apontaram que os suspeitos cometeram o crime ao considerarem Miscilene Dajuda Conceição, responsável pela morte do marido dela, Lucimar Rocha da Silva, de 40 anos. De acordo com a 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, Lucimar, que também era indígena, morreu durante um incêndio na casa que morava com Miscilene, por volta das 19h de domingo, provocado por ele mesmo. As investigações apontaram que o indígena jogou gasolina e ateou fogo em um dinheiro e que as chamas se espalharam pela casa. O fato teria

Homem surta e esfaqueia três colegas de trabalho em fábrica de sapatos

Um homem esfaqueou três colegas de trabalho na quinta-feira (11), em uma fábrica de calçados, no município de Jequié, região sudoeste do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas estavam no horário de almoço quando foram surpreendidas pelo agressor. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Geral Prado Valadares. As identidades do suspeito e das vítimas não foram divulgadas pela polícia. A motivação das tentativas de homicídio está investigada pela Polícia Civil. Em nota, a PM informou que policiais do 19º BPM foram acionados para averiguar informação sobre pessoas feridas com golpes de arma branca no Distrito Industrial de Jequié. Ao chegarem, os militares constataram o fato. Três vítimas já haviam sido socorridas por populares para uma unidade de saúde da região. Buscas foram feitas e um suspeito foi localizado, preso e apresentado na delegacia que atende a região, onde a ocorrência foi registrada. Fonte: Alô Juca