Pular para o conteúdo principal

Ruy Barbosa: Sem Terra reocupam fazenda e são ameaçados por pistoleiros

Cerca de 100 famílias reocuparam a fazenda Santa Maria, localizada em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (06), com o objetivo de denunciar a improdutividade da área e agilizar o processo de desapropriação para fins de Reforma Agrária.


A ocupação é proveniente de um despejo, realizado nesta última quinta-feira (03), emitido pela justiça local.


De acordo com as famílias, o processo de reocupação foi tenso e conflituoso por conta da invasão de pistoleiros na área do acampamento, onde diversas ameaças foram realizadas obrigando os trabalhadores e trabalhadoras a desocuparem a fazenda. Como as famílias não se intimidaram, os pistoleiros saíram do acampamento afirmando que voltariam em número maior e usariam a força física para expulsa-los.


O latifúndio pertence a Nilza Passos Baleeiro, da Empresa Estância Baleeiro LTDA. A área possui mais 1,6 mil hectares e o MST realizou diversas denúncias de desmatamento e venda ilegal de madeira. Até então, os processos estão travados.


O Movimento destaca que um indício claro da improdutividade da área está do arrendamento das terras. Nilza Baleeiro arrendou a fazenda para diversas pessoas, uma delas é Rogério Valverde, “representante legal e responsável pela contratação de jagunços que estão ameaçando as famílias”.


Este já é o segundo despejo sofrido e os Sem Terra continuam resistindo. Desses processos de luta nasceu o Acampamento Olga Benário, onde a mais de dois anos produzem uma diversidade de alimentos saudáveis que estão sendo comercializados nas feiras locais.


As famílias entraram em contato com a Casa Militar para denunciar as constantes ameaças, porém não houve retorno.


Texto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia


gga

Postagens mais visitadas deste blog

Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo. Confira a lista:

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta (19) a restrição e o recolhimento de quatro pomadas capilares para modelar tranças. Ao todo, a venda de 11 pomadas modeladoras está suspensa . De acordo com a Anvisa, os produtos são alvo de investigação por parte da própria agência reguladora e dos órgãos de Vigilância Sanitária locais devido a relatos de pacientes sobre a ocorrência de eventos adversos graves após o uso. Todos esses produtos podem oferecer risco à saúde. Confira a lista: A Anvisa explica que a interdição do produto é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população em caso de risco à saúde e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são requeridas para investigação mais aprofundada do caso. O que fazer se tiver adquirido o produto No caso de o consumidor ter um dos produtos em casa, a recomendação é que não o utilize e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devol

1ª Corrida Rústica será realizada em Lajedinho

A 1º corrida Rústica em Lajedinho será realizada dia 21 de junho de 2015. As inscrições deveram ser feitas até o dia 31/05/15, nos postos de inscrições, das 9 às 17 horas. Os locais de inscrições estão sendo na Simpatia, Recife, Cyber Lan e Colosso ou baixe a ficha de cadastramento no link abaixo, preencha e envia para o e-mail: ary-marcos@hotmail.com Baixe a ficha aqui:   http://www.4shared.com/office/7sJUWftjba/CORRIDA__RUSTICA__ficha_de_cad.html

Autoridades caçam macaco selvagem que já atacou 10 pessoas em 11 dias

Policiais do Japão empreendem uma verdadeira caçada para tentar capturar um macaco selvagem, acusado de atacar pelo menos dez pessoas nos últimos 11 dias. Até o momento, não há pistas do animal, que já invadiu casas e escolas e feriu com alguma gravidade um bebê Os ataques começaram em 8 de julho, na província de Ogori, no sudoeste do país No episódio mais grave, uma criança foi atacada pelo símio, que invadiu uma casa ao lado de uma área com vegetação. A suspeita da mãe da criança é que o macaco tentou realizar um sequestro "Eu estava aspirando o chão quando ouvi meu filho chorar, então me virei e vi que o macaco o agarrou pelas pernas enquanto ele brincava. Parecia que estava tentando arrastá-lo para fora", disse a mãe em entrevista à mídia local, reproduzida pelo jornal Guardian Em outro incidente, no fim de semana, o macaco rasgou uma tela de proteção contra insetos e arranhou a perna de uma criança de 4 anos. A menina ficou com ferimentos leves O mesmo macaco, que