Pular para o conteúdo principal

Ruy Barbosa: Sem Terra reocupam fazenda e são ameaçados por pistoleiros

Cerca de 100 famílias reocuparam a fazenda Santa Maria, localizada em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (06), com o objetivo de denunciar a improdutividade da área e agilizar o processo de desapropriação para fins de Reforma Agrária.


A ocupação é proveniente de um despejo, realizado nesta última quinta-feira (03), emitido pela justiça local.


De acordo com as famílias, o processo de reocupação foi tenso e conflituoso por conta da invasão de pistoleiros na área do acampamento, onde diversas ameaças foram realizadas obrigando os trabalhadores e trabalhadoras a desocuparem a fazenda. Como as famílias não se intimidaram, os pistoleiros saíram do acampamento afirmando que voltariam em número maior e usariam a força física para expulsa-los.


O latifúndio pertence a Nilza Passos Baleeiro, da Empresa Estância Baleeiro LTDA. A área possui mais 1,6 mil hectares e o MST realizou diversas denúncias de desmatamento e venda ilegal de madeira. Até então, os processos estão travados.


O Movimento destaca que um indício claro da improdutividade da área está do arrendamento das terras. Nilza Baleeiro arrendou a fazenda para diversas pessoas, uma delas é Rogério Valverde, “representante legal e responsável pela contratação de jagunços que estão ameaçando as famílias”.


Este já é o segundo despejo sofrido e os Sem Terra continuam resistindo. Desses processos de luta nasceu o Acampamento Olga Benário, onde a mais de dois anos produzem uma diversidade de alimentos saudáveis que estão sendo comercializados nas feiras locais.


As famílias entraram em contato com a Casa Militar para denunciar as constantes ameaças, porém não houve retorno.


Texto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia


gga

Postagens mais visitadas deste blog

Meteoritos atingem casa em Goiás e assustam morador “explosão muito grande”

Imagina você estar descansando durante uma manhã tranquila de domingo quando sua casa é atingida por meteoritos. Foi isso que aconteceu na cidade de Portelândia, em Goiás, no último dia 17, em um vídeo que circula nas redes sociais. Um homem não identificado diz que a telha de sua casa foi varada por meteoritos com um barulho enorme. O homem, que não quis revelar o nome, conversou com uma TV local sobre o evento. “Vazou a telha em uma explosão muito grande, parecida com o barulho de um avião. Só Deus para livrar a gente, se pega na cabeça de alguém aqui, tinha morrido”, disse.  De acordo com o físico Thiago Oliveira Lima, da  Universidade Federal de Jataí (UFJ), em entrevista para o canal de TV, as pedras foram coletadas e vão passar por uma análise para confirmar a origem das amostras. “Seria impossível simular aquele estrago. Teria que fazer uma rocha cair de um local muito alto”, explicou. “Esse senhor teve um pouco de ‘sorte’ em cair na casa dele, mais sorte ain...

Crianças de 8 e 9 anos que se esconderam em cima de estepe de caminhão para conhecer praia na Bahia

Duas crianças foram encontradas escondidas em cima do estepe de um caminhão, na BR-101, em trecho da cidade de Rio Real, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas contaram que saíram do município de Itabaianinha, em Sergipe, com o objetivo de ir à praia. Segundo a PRF, as crianças, de 8 e 9 anos, foram resgatadas por uma equipe do órgão, na madrugada de segunda-feira (15). O caminhão estava estacionado em um posto de combustíveis localizado no km 7 da rodovia. Não há informações de como as crianças entraram no veículo. De acordo com informações passadas pelo segurança do posto para PRF, as crianças estavam sozinhas. O Conselho Tutelar de Cristinápolis, cidade sergipana, foi acionado e assumiu a responsabilidade sob a dupla. A PRF informou que as crianças foram alimentadas e encaminhadas de volta para Itabaianinha por conselheiros tutelares. Fonte: G1

Nubank disponibiliza empréstimo com carro como garantia

Na parceria, o Nubank dá até 1% de cashback para quem contratar empréstimo usando o carro como garantia via app do Nu. O Nubank nasceu para descomplicar a vida financeira das pessoas, desenvolvendo produtos e tecnologias simples de usar e que as ajudem verdadeiramente. Com isso, em parceria com a Creditas, a maior plataforma de crédito online da América Latina, temos uma nova maneira de pegar dinheiro emprestado: é o empréstimo com seu carro como garantia pelo app do Nu. Sabemos quanto o acesso ao crédito é importante para realizar sonhos, projetos, ou até mesmo sair de um momento de emergência. Por isso, agora, clientes Nu poderão contratar até 90% do valor de seu carro como empréstimo e contar com baixas taxas de juros. O valor total do empréstimo pode chegar até R$ 150 mil. Tudo do jeito Nu: rápido, fácil e sem burocracias. Por enquanto, esse tipo de empréstimo está disponível apenas para um grupo pequeno de clientes. Aos poucos, vamos liberando para mais pessoas, para ofer...