Na próxima terça-feira (6), as escolas estaduais irão promover 12 horas seguidas de atividades para integrar as escolas, as famílias e a comunidade local. Trata-se do ‘#TransformaÊ: Virada Educacional Bahia’, que será realizado simultaneamente nas escolas da capital e do interior. Por meio da iniciativa da Secretaria da Educação do Estado serão realizadas atividades como oficinas, debates, exibição de filmes, intervenções sociais, revitalização de espaços, exposições artísticas, jogos educativos e apresentações culturais.
As unidades escolares já estão sendo mobilizadas e se preparando para a atividade, que possibilitará a troca de experiências, a apresentação de projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo desenvolvidos durante o ano letivo 2016, promovendo o protagonismo estudantil. Além disso, a iniciativa irá oportunizar discussões sobre potencialidades e metas para o Ano Letivo de 2017.
Todas as ações têm como foco a valorização da escola pública e uma das perspectivas é a de que o evento também fortaleça, nos estudantes, o sentimento de pertencimento da escola pública como um bem de todos, fazendo com que contribuam com a preservação do patrimônio público.
Imagina você estar descansando durante uma manhã tranquila de domingo quando sua casa é atingida por meteoritos. Foi isso que aconteceu na cidade de Portelândia, em Goiás, no último dia 17, em um vídeo que circula nas redes sociais. Um homem não identificado diz que a telha de sua casa foi varada por meteoritos com um barulho enorme. O homem, que não quis revelar o nome, conversou com uma TV local sobre o evento. “Vazou a telha em uma explosão muito grande, parecida com o barulho de um avião. Só Deus para livrar a gente, se pega na cabeça de alguém aqui, tinha morrido”, disse. De acordo com o físico Thiago Oliveira Lima, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), em entrevista para o canal de TV, as pedras foram coletadas e vão passar por uma análise para confirmar a origem das amostras. “Seria impossível simular aquele estrago. Teria que fazer uma rocha cair de um local muito alto”, explicou. “Esse senhor teve um pouco de ‘sorte’ em cair na casa dele, mais sorte ain...